sábado, 21 de julho de 2007

Aula 6 - Série: Invasões Bárbaras (aula 2)


O saque de Roma pelos bárbaros em 410
na visão de Joseph Noël Sylvestre

Objetivo: Discutir a Invasões Bárbaras

Turmas: 6ª série

Espaços de Atuação: sala de aula e condomínios fechados

Recursos: textos didáticos, aulas-passeios, jornais, revistas, entrevistas

A Aula - (Sala de Aula)

Segunda Etapa

Nessa etapa o professor dever discutir o conteúdo das entrevistas. Pergunte por que as pessoas escolhem viver em condomínios fechados em nosso país. Com certeza o tema violência irá aparecer. Discuta com os alunos os motivos da violência urbana em nossa cidade e as formas encontradas para se proteger contra ela. Peça aos alunos que anotem as conclusões da turma no cardeno.

Terceira Etapa

Explique aos alunos que houve um período na Europa que também foi marcado pela violência. Esse período é conhecido pelo nome de Baixa Idade Média. Faça uma analogia entre a sua cidade e a Europa na época das invasões bárbaras no que tange a violência e as formas de proteção contra ela. Mostre os pontos semelhantes, como a formação dos feudos baseado nas villae romanas e a busca de espaços fechados de lazer e habitação pelas pessoas nos dias de hoje. Ressalte também as diferenças. As invasões bárbaras foram fruto do movimento de migrações, comum no periodo. Já a violência urbana no Brasil tem como causa a má distribuição de renda, a falta de investimentos na área social, a má administração pública. Peça aos alunos que anotem no caderno as conclusões da turma.

3 comentários:

liamaralves@yahoo.com.br disse...

adorei o paralelo traçado entre os condominios e a violencia com a baixa idade media pode ser levado adiante e comparar superficialmente o feudo ao mundo dos condominios onde muitas veses as leis nao sao respeitadas como se vivessem em uma sociedade a parte .legal
adorei seu blog!!!!!!!!!!!!

Profª Janayna Lira (Janah) disse...

Desculpe-me se estou enganada, mas o período em que ocorreram as invasões bárbaras não foi a Alta Idade Média?

Anônimo disse...

Sim sim... é a Alta Idade Média, e não a Baixa Idade Média... bem, todo mundo erra, não é mesmo?! hehehehehehe