sábado, 30 de junho de 2007

Aula 3 - Renda e Consumo


Objetivos: Discutir a relação entre renda, poder aquisitivo e consumo.

Turmas: Ensino Fundamental II.

Espaços de Atuação: Sala de Aula.

Recursos: Ficha de Registro e Texto.

A Aula


Primeira Etapa:
Cada aluno receberá uma ficha de registro contendo o nome de produtos que podem ser consumidos em dois meses. Estes devem ser divididos por segmento: produtos pessoais, alimentação, serviços, vestuários, lazer. Além disso, a ficha deve conter a profissão e o salário do aluno.

Segunda Etapa:
Disponibilize para os alunos o preço dos produtos no 1º mês. Com os preços em mãos, o aluno deverá fazer seu primeiro orçamento mensal .

Terceira Etapa: Os alunos irão compartilhar com a turma seu perfil e seu orçamento. Aproveite essa etapa para discutir a relação entre posição social (profissão), poder aquisitivo e renda.

Quarta Etapa:

Disponibilize para os alunos o preço dos produtos no 2º mês. Com os preços em mãos, o aluno deverá fazer seu segundo orçamento mensal. É importante aumentar os valores dos produtos e manter os valores dos salários.
Deixe os alunos compartilharem os dados do orçamento mensal. Com base nas informações oferecidas pelos educandos, discuta a relação entre renda, inflação e diminuição do poder aquisitivo.

Quinta Etapa: Leia um texto sobre a renda e a diminuição do poder aquisitivo dos brasileiros nas últimas décadas.

Nenhum comentário: