Objetivos: Discutir a relação entre renda, poder aquisitivo e consumo.
Turmas: Ensino Fundamental II.
Espaços de Atuação: Sala de Aula.
Recursos: Ficha de Registro e Texto.
A Aula
Primeira Etapa: Cada aluno receberá uma ficha de registro contendo o nome de produtos que podem ser consumidos em dois meses. Estes devem ser divididos por segmento: produtos pessoais, alimentação, serviços, vestuários, lazer. Além disso, a ficha deve conter a profissão e o salário do aluno.
Segunda Etapa: Disponibilize para os alunos o preço dos produtos no 1º mês. Com os preços em mãos, o aluno deverá fazer seu primeiro orçamento mensal .
Terceira Etapa: Os alunos irão compartilhar com a turma seu perfil e seu orçamento. Aproveite essa etapa para discutir a relação entre posição social (profissão), poder aquisitivo e renda.
Quarta Etapa:
Disponibilize para os alunos o preço dos produtos no 2º mês. Com os preços em mãos, o aluno deverá fazer seu segundo orçamento mensal. É importante aumentar os valores dos produtos e manter os valores dos salários.
Deixe os alunos compartilharem os dados do 2º orçamento mensal. Com base nas informações oferecidas pelos educandos, discuta a relação entre renda, inflação e diminuição do poder aquisitivo.
Quinta Etapa: Leia um texto sobre a renda e a diminuição do poder aquisitivo dos brasileiros nas últimas décadas.
Turmas: Ensino Fundamental II.
Espaços de Atuação: Sala de Aula.
Recursos: Ficha de Registro e Texto.
A Aula
Primeira Etapa: Cada aluno receberá uma ficha de registro contendo o nome de produtos que podem ser consumidos em dois meses. Estes devem ser divididos por segmento: produtos pessoais, alimentação, serviços, vestuários, lazer. Além disso, a ficha deve conter a profissão e o salário do aluno.
Segunda Etapa: Disponibilize para os alunos o preço dos produtos no 1º mês. Com os preços em mãos, o aluno deverá fazer seu primeiro orçamento mensal .
Terceira Etapa: Os alunos irão compartilhar com a turma seu perfil e seu orçamento. Aproveite essa etapa para discutir a relação entre posição social (profissão), poder aquisitivo e renda.
Quarta Etapa:
Disponibilize para os alunos o preço dos produtos no 2º mês. Com os preços em mãos, o aluno deverá fazer seu segundo orçamento mensal. É importante aumentar os valores dos produtos e manter os valores dos salários.
Deixe os alunos compartilharem os dados do 2º orçamento mensal. Com base nas informações oferecidas pelos educandos, discuta a relação entre renda, inflação e diminuição do poder aquisitivo.
Quinta Etapa: Leia um texto sobre a renda e a diminuição do poder aquisitivo dos brasileiros nas últimas décadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário