Objetivo: Discutir com os alunos as relações sociais, econômicas, culturais e políticas existentes entre os lugares.
Turmas: Ensino Fundamental
Primeira Etapa:
Cada aluno receberá uma ficha registro contendo a descrição de um reino. Este deverá ter o nome do aluno. Ex: Reino Felipe, o Venturoso.
Segunda Etapa:
Os alunos deverão apresentar os dados de seu reino para a turma. A primeira ficha somente deverá conter os pontos positivos do reino.
Terceira Etapa:
O professor deverá entregar para cada aluno um papel contendo um aspecto negativo do reino. É preciso criar pontos negativos diferentes para cada reino. É importante que os aluno ao longo da dinâmica percebam que as dificuldades de um devem ser preenchidas pelas qualidades do outro.
Quarta Etapa:
Os alunos deverão apresentar a dificuldade enfrentada por seu reino para os colegas. Estimule a turma a resolver o problema de cada reino utilizando suas características positivas. Ex: O reino 1 está com problema de escassez de alimentos. O reino 2 teve um excedente de produção. O reino 1 poderá resolver seu problema comprando o excedente de produção do reino 2.
Quinta Etapa:Turmas: Ensino Fundamental
Primeira Etapa:
Cada aluno receberá uma ficha registro contendo a descrição de um reino. Este deverá ter o nome do aluno. Ex: Reino Felipe, o Venturoso.
Segunda Etapa:
Os alunos deverão apresentar os dados de seu reino para a turma. A primeira ficha somente deverá conter os pontos positivos do reino.
Terceira Etapa:
O professor deverá entregar para cada aluno um papel contendo um aspecto negativo do reino. É preciso criar pontos negativos diferentes para cada reino. É importante que os aluno ao longo da dinâmica percebam que as dificuldades de um devem ser preenchidas pelas qualidades do outro.
Quarta Etapa:
Os alunos deverão apresentar a dificuldade enfrentada por seu reino para os colegas. Estimule a turma a resolver o problema de cada reino utilizando suas características positivas. Ex: O reino 1 está com problema de escassez de alimentos. O reino 2 teve um excedente de produção. O reino 1 poderá resolver seu problema comprando o excedente de produção do reino 2.
Repita a quarta etapa com o segundo ponto negativo.
Sexta Etapa:
Debata com os alunos as relações estabelecidas por seus reinos ao longo da dinâmica.
Sétima Etapa:
Leia um texto ou assista um documentário sobre o assunto.
Sugestão de Documentário:
Programa: Cidade e Soluções
Canal: GloboNews
Data: 18/03/2007
Tema: Consórcios Intermunicipais
Objetivo: Trabalha o tema das relações política, econômicas, culturais e sociais entre os municípios brasileiros.
Acesse:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM653561-7823-CONSORCIOS+INTERMUNICIPAIS,00.html
Depoimento dos Alunos:
" Gostei muito, pois aprendemos a fazer troca de produtos. A matéria ficou muito mais simples de entender" João Marcelo - 5ª série
" Aprendemos a fazer transações comerciais. A matéria ficou mais fácil, pois vivenciamos a experiência de nos relacionar com os outros reinos (lugares)." Marina - 5ª série
"Gostei, pois aprendi brincando." Fernanda - 5ª série
Clique Aqui e acesse a ficha de registro
Nenhum comentário:
Postar um comentário