Acredito que todo educador já se deparou com a seguinte frase: “a escola pós-moderna deve preparar o aluno para a cidadania”.
A pergunta que me faço é: preparar? Preparar como se prepara um bolo, um ovo com fritas, um macarrão no domingo? Ou permitir que nossos alunos possam desenvolver sua própria cidadania? Possam escolher os seus próprios caminhos? Possam definir direções, errar nas escolhas, voltar atrás, mudar de percurso; enfim, aprender construindo?
Preocupa-me muito essa idéia de que o educador possa ensinar conceitos éticos como se ensina matemática, física, geografia. O que devemos fazer? Chegar em sala de aula e dizer: muito bem classe, agora iremos aprender como um bom cidadão deve agir?
A educação cidadã, democrática, anti-racista tem na prática o seu ponto de partida. É vivenciando o respeito e a responsabilidade no dia-a-dia da escola que nossos educandos irão desenvolver tais valores. Ações simples como arrumar a sala de aula, se responsabilizar pela manutenção e organização de determinadas áreas da escola, escolher junto aos professores livros e conteúdos a serem trabalhados são exemplos de como os alunos podem experimentar e construir a sua prática cidadã de forma contínua e coerente.
Como afirmava Marx, a práxis vem antes da teoria. O diálogo é importantes na escola cidadã, porém, este inexiste caso os interlocutores não possuam experiências que possam ser transformadas em palavras, que possam ser compartilhadas com o grupo.
A pergunta que me faço é: preparar? Preparar como se prepara um bolo, um ovo com fritas, um macarrão no domingo? Ou permitir que nossos alunos possam desenvolver sua própria cidadania? Possam escolher os seus próprios caminhos? Possam definir direções, errar nas escolhas, voltar atrás, mudar de percurso; enfim, aprender construindo?
Preocupa-me muito essa idéia de que o educador possa ensinar conceitos éticos como se ensina matemática, física, geografia. O que devemos fazer? Chegar em sala de aula e dizer: muito bem classe, agora iremos aprender como um bom cidadão deve agir?
A educação cidadã, democrática, anti-racista tem na prática o seu ponto de partida. É vivenciando o respeito e a responsabilidade no dia-a-dia da escola que nossos educandos irão desenvolver tais valores. Ações simples como arrumar a sala de aula, se responsabilizar pela manutenção e organização de determinadas áreas da escola, escolher junto aos professores livros e conteúdos a serem trabalhados são exemplos de como os alunos podem experimentar e construir a sua prática cidadã de forma contínua e coerente.
Como afirmava Marx, a práxis vem antes da teoria. O diálogo é importantes na escola cidadã, porém, este inexiste caso os interlocutores não possuam experiências que possam ser transformadas em palavras, que possam ser compartilhadas com o grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário