quinta-feira, 26 de julho de 2007

Livros para Download - FGV CPDOC

Livros de História para download no site da Fundação Getúlio Vargas

www.cpdoc.fgv.br/producao_intelectual

terça-feira, 24 de julho de 2007

Eventos em Educação - Setembro de 2007

04 a 05 - Seminário de Educação
Tema: Vozes da Educação: Memórias, Histórias e Formação de Professores.

Local: Faculdade de Formação de Professores (UERJ) - São Gonçalo, RJ
www.vozesdaeducacao.org

19 a 21 - II Colóquio Educação Cidadania Exclusão
Tema: Etnografia em Educação - Fracasso Escolar: conversas sobre teoria e prática.
Local: UERJ, RJ
O prazo para inscricões foi estendido até 10/08
http://www.netedu.pro.br/index_coloquio.html

Vídeos Educacionais - Senado Federal

Vídeos educacionais produzidos pela Central de Vídeo do ILB. São telecursos em diversas áreas, voltados à EAD para o Legislativo.


http://www.senado.gov.br/sf/senado/ilb/asp/AV_VideosEducacionais.asp

domingo, 22 de julho de 2007

Eventos em Educação - Agosto 2007

20 a 21 - V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO UNISINOS
Tema:
PEDAGOGIAS (ENTRE) LUGARES E SABERES
Organização: UNISINOS
Local:
São Leopoldo RS
Site:
http://www.unisinos.br/eventos/congresso_educacao/index.php
Data limite para envio de trabalhos:
18 de junho de 2007


29 a 31 - I Colóquio de pesquisas em Educação e Mídias
Organização:
Escola de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIRIO,
Local: Av. Pasteur,458 | Prédio do CCH - Rio de Janeiro
Site: http://200.156.25.73/Coloquio/coloquio.html
Data limite para envio de trabalhos: 05 de junho de 2007

30 de agosto a 02 de setembro - VI Colóquio Internacional Paulo Freire
Local: Campus da Universidade Federal de Pernambuco - Recife – Pernambuco – Brasil
Tema: Paulo Freire: Autonomia – Desafios e Horizontes
Site: http://www.paulofreire.org.br/asp/Index.asp

sábado, 21 de julho de 2007

Quiz África

Teste o seu conhecimento sobre o continente africano


1. Pense sobre o continente africano e depois escreva a primeira imagem que vem a sua mente. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Observe o mural “Faces” e assinale abaixo as pessoas que são africanas.

( )1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10

3. Observe o mural “Paisagens” e assinale abaixo as paisagens que fazem parte do continente africano.

( )1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8

4. Assinale abaixo os países que fazem parte do continente africano.

( ) Angola ( ) Líbia ( ) Quênia ( ) Suazilândia ( ) Egito ( ) Eritréia ( ) Libéria

5. Assinale abaixo as línguas faladas no continente africano.

( ) Árabe ( ) Swahili ( ) Português ( ) Kiganda ( ) Francês ( ) Tonga ( ) Inglês

6. Escute as músicas e assinale abaixo as que são típicas do continente africano.

( )1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5

Aula 4 - Introdução à África




Objetivos: Desmistificar a visão que os alunos possuem sobre a África. Prepará-los para estudar a história do continente, tendo em mente a diversidade e complexidade da região.

Turmas: Ensino Fundamental II

Espaços de Atuação: Sala de Aula

Recursos: Cartazes com imagens, músicas e quiz sobre o continente

* Cartazes com imagens: Montar dois cartazes. O primeiro deve conter fotos de pessoas provenientes do Continente Africano. Escolha imagens de pessoas etnicamente e culturalmente diferentes. Normalmente, os alunos não associam a África à pessoas brancas e de cultura islâmica. O segundo cartaz deve conter fotos de paisagens. Misturar imagens das áreas urbanas e rurais desse continente.

* Músicas: Escolher músicas que representem a diversidade do continente tanto no passado como no presente.

A Aula

Primeira Etapa

Explicar aos alunos que a aula tem por objetivo dividir o conhecimento que a turma possui sobre o Continente Africano. Depois, entregue o quiz para que os educandos possam preenchê-lo. Deixe as perguntas sobre música por último já que todos deverão escutar as músicas selecionadas pelo professor.

Segunda Etapa

Corrija o quiz. Nesse momento, os alunos provavelmente perceberão que conhecem muito pouco sobre a África. Os educandos se surpreenderão com algumas características do continente: regiões urbanizadas, pessoas com características européias (brancas de olhos claros), regiões culturalmente marcados pelo islamismo, idiomas diversos e músicas contemporâneas. Use esse momento para mostrar que os brasileiros possuem uma visão distorcida sobre a África.

* Normalmente, os alunos se sentem muito estimulados a estudar a história e a geografia desse continente quando percebem que conhecem muito pouco sobre ele. Eles se sentem desafiados a construir uma nova imagem sobre o objeto de estudo.

Fontes:
http://luciana.misura.org/cat_africa_do_sul.html
http://www.ikuska.com/Africa/africa.htm
http://www.smithsonianglobalsound.org/geocache.asp (musicas)
http://www.mnh.si.edu/africanvoices/
http://the_english_dept.tripod.com/africa.html
http://www.library.yale.edu/african/country.html (dinheiro)
http://www.sudan.net/music/music.html
http://echarry.web.wesleyan.edu/africother.html
http://ilam.ru.ac.za/swp_records/
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2005/03/050313_malariamtc.shtml (fotos)

Depoimento dos Alunos:

“Gostei muito dessa atividade. Descobri que a África é exatamente o contrário do que eu imaginava.”

Carla Aguiar

“Foi muito divertido aprender sobra a África. Descobri muitas coisas que eu não sabia.”

Filipe Silva

“As aulas foram interessantes. Aprendemos e conhecemos mais sobre o continente africano, com maneiras dinâmicas.”

Marina Alves

“Após o trabalho, toda a minha noção de África mudou. Hoje tenho uma visão mais real e verdadeira.”

André Souza

Clique aqui e acesse o quiz



Aula 6 - Série: Invasões Bárbaras (aula 2)


O saque de Roma pelos bárbaros em 410
na visão de Joseph Noël Sylvestre

Objetivo: Discutir a Invasões Bárbaras

Turmas: 6ª série

Espaços de Atuação: sala de aula e condomínios fechados

Recursos: textos didáticos, aulas-passeios, jornais, revistas, entrevistas

A Aula - (Sala de Aula)

Segunda Etapa

Nessa etapa o professor dever discutir o conteúdo das entrevistas. Pergunte por que as pessoas escolhem viver em condomínios fechados em nosso país. Com certeza o tema violência irá aparecer. Discuta com os alunos os motivos da violência urbana em nossa cidade e as formas encontradas para se proteger contra ela. Peça aos alunos que anotem as conclusões da turma no cardeno.

Terceira Etapa

Explique aos alunos que houve um período na Europa que também foi marcado pela violência. Esse período é conhecido pelo nome de Baixa Idade Média. Faça uma analogia entre a sua cidade e a Europa na época das invasões bárbaras no que tange a violência e as formas de proteção contra ela. Mostre os pontos semelhantes, como a formação dos feudos baseado nas villae romanas e a busca de espaços fechados de lazer e habitação pelas pessoas nos dias de hoje. Ressalte também as diferenças. As invasões bárbaras foram fruto do movimento de migrações, comum no periodo. Já a violência urbana no Brasil tem como causa a má distribuição de renda, a falta de investimentos na área social, a má administração pública. Peça aos alunos que anotem no caderno as conclusões da turma.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Aula 5 - Série: Invasões Bárbaras (aula 1)


O saque de Roma pelos bárbaros em 410
na visão de Joseph Noël Sylvestre

Objetivo: Discutir a Invasões Bárbaras

Turmas: 6ª série

Espaços de Atuação: sala de aula e condomínios fechados.

Recursos: textos didáticos, aulas-passeios, jornais, revistas, entrevistas.

A Aula - (aula-passeio)

Primeira Etapa:

Os alunos irão visitar um condomínio residencial, onde farão uma pesquisa de campo. Eles deverão responder perguntas como: que lugar é esse? Quem mora nesse lugar? Que tipo de serviços o condomínio oferece aos moradores? O local é protegido por segurança? Se sim, por que? Com são as residências? Como é a relação entre os moradores? Por que os moradores escolheram morar em um condomínio fechado?