sábado, 30 de junho de 2007

Aula 3 - Renda e Consumo


Objetivos: Discutir a relação entre renda, poder aquisitivo e consumo.

Turmas: Ensino Fundamental II.

Espaços de Atuação: Sala de Aula.

Recursos: Ficha de Registro e Texto.

A Aula


Primeira Etapa:
Cada aluno receberá uma ficha de registro contendo o nome de produtos que podem ser consumidos em dois meses. Estes devem ser divididos por segmento: produtos pessoais, alimentação, serviços, vestuários, lazer. Além disso, a ficha deve conter a profissão e o salário do aluno.

Segunda Etapa:
Disponibilize para os alunos o preço dos produtos no 1º mês. Com os preços em mãos, o aluno deverá fazer seu primeiro orçamento mensal .

Terceira Etapa: Os alunos irão compartilhar com a turma seu perfil e seu orçamento. Aproveite essa etapa para discutir a relação entre posição social (profissão), poder aquisitivo e renda.

Quarta Etapa:

Disponibilize para os alunos o preço dos produtos no 2º mês. Com os preços em mãos, o aluno deverá fazer seu segundo orçamento mensal. É importante aumentar os valores dos produtos e manter os valores dos salários.
Deixe os alunos compartilharem os dados do orçamento mensal. Com base nas informações oferecidas pelos educandos, discuta a relação entre renda, inflação e diminuição do poder aquisitivo.

Quinta Etapa: Leia um texto sobre a renda e a diminuição do poder aquisitivo dos brasileiros nas últimas décadas.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Ficha de Registro - A Relação entre os Lugares

Reino de Carlos, o Grande

Dados do reino:
* Esses dados devem mudar conforme o reino. Crie dados que complementem os reinos.

1) População

Número Total: 300 pessoas
Número de Crianças: 20 pessoas
Número de Jovens: 150 pessoas
Número de Adultos: 80 pessoas
Número de Idosos: 50 pessoas

2) Alimentos

O reino produz açucar e café.

Preço dos produtos:

a) 1 Kg de café: R$ 2,00
b) 1 Kg de açucar: R$ 1,50

3) Problemas do Reino:

Problema 1:
Solução 1:

Problema 2:
Solução 2:

4) Conclusões:


* Exemplo de Problemas: entregue dois problemas para cada aluno ao longo da dinâmica. Crie dados que complementem os reinos.

a) O seu povo está adoecendo. Eles precisam de uma dieta mais balanceada.
b) A população jovem do seu povo é muito alta. Está faltando emprego para todos.
c) A taxa de natalidade do seu povo é muito baixa. Logo, você terá problemas com a produção de alimentos.

Aula 2 - A Relação entre os Lugares


Objetivo: Discutir com os alunos as relações sociais, econômicas, culturais e políticas existentes entre os lugares.

Turmas: Ensino Fundamental

Primeira Etapa:
Cada aluno receberá uma ficha registro contendo a descrição de um reino. Este deverá ter o nome do aluno. Ex: Reino Felipe, o Venturoso.

Segunda Etapa:
Os alunos deverão apresentar os dados de seu reino para a turma. A primeira ficha somente deverá conter os pontos positivos do reino.

Terceira Etapa:
O professor deverá entregar para cada aluno um papel contendo um aspecto negativo do reino. É preciso criar pontos negativos diferentes para cada reino. É importante que os aluno ao longo da dinâmica percebam que as dificuldades de um devem ser preenchidas pelas qualidades do outro.

Quarta Etapa:
Os alunos deverão apresentar a dificuldade enfrentada por seu reino para os colegas. Estimule a turma a resolver o problema de cada reino utilizando suas características positivas. Ex: O reino 1 está com problema de escassez de alimentos. O reino 2 teve um excedente de produção. O reino 1 poderá resolver seu problema comprando o excedente de produção do reino 2.

Quinta Etapa:
Repita a quarta etapa com o segundo ponto negativo.

Sexta Etapa:
Debata com os alunos as relações estabelecidas por seus reinos ao longo da dinâmica.

Sétima Etapa:
Leia um texto ou assista um documentário sobre o assunto.

Sugestão de Documentário:
Programa: Cidade e Soluções
Canal: GloboNews
Data: 18/03/2007
Tema: Consórcios Intermunicipais
Objetivo: Trabalha o tema das relações política, econômicas, culturais e sociais entre os municípios brasileiros.
Acesse:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM653561-7823-CONSORCIOS+INTERMUNICIPAIS,00.html

Depoimento dos Alunos:

" Gostei muito, pois aprendemos a fazer troca de produtos. A matéria ficou muito mais simples de entender" João Marcelo - 5ª série

" Aprendemos a fazer transações comerciais. A matéria ficou mais fácil, pois vivenciamos a experiência de nos relacionar com os outros reinos (lugares)." Marina - 5ª série

"Gostei, pois aprendi brincando." Fernanda - 5ª série

Clique Aqui e acesse a ficha de registro

terça-feira, 26 de junho de 2007

Ficha de Registro - Aula Consumo e Consumismo

Nome do aluno:
Turma:
Valor total para gastar:

1) Loja:
Produto:
Valor:
Motivo da compra:

2) Loja:
Produto:
Valor:
Motivo da compra:

3) Loja:
Produto:
Valor:
Motivo da compra:

4) Loja:
Produto:
Valor:
Motivo da compra:

5) Loja:
Produto:
Valor:
Motivo da compra:

Anotações:

Conclusões:

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Aula 1: Consumo e Consumismo



*OBJETIVO:
  1. Discutir a diferença entre consumo e consumismo.
  2. Debater a relação entre desejo e consumo.
*Turmas: Ensino Fundamental II.
*Espaços de Atuação: Sala de Aula e Shopping Center.
*Recursos: Ficha de Registro, Textos, Passeios, Mural.

* A AULA:

Primeira Etapa
  • Explicar o tema e os objetivos da aula.
  • Entregar para cada aluno uma ficha de registro. Cada ficha deve conter o nome do aluno, a turma e o valor que o aluno poderá "gastar" em suas compras no shopping.
Segunda Etapa
  • Passeio ao shopping. Cada aluno deverá gastar "o dinheiro" que possui simulando a compra de produtos que lhe interessam. Deve anotar na ficha de registros o que comprou, o valor da compra, o nome da loja e o porquê da compra.
Terceira Etapa
  • Cada aluno irá expor aos colegas os seus registros.
* Muitos alunos irão "comprar" produtos que não necessitam. Utilize esse momento para discutir a relação entre desejo e consumo. É interessante mostrar que o ato da compra está muitas vezes associado à busca pela felicidade instantânea. Já outros alunos irão "comprar" coisas que necessitam. Esse é um bom momento para se debater a relação entre necessidade e consumo. Aproveite para discutir a diferença entre consumo e consumismo.
  • Termine com a leitura de um texto que trate sobre o tema.
Quarta Etapa
  • Monte um mural com os alunos sobre a aula e as conclusões da turma.

Clique aqui e acesse a ficha de registro

A Educação Cidadã



Acredito que todo educador já se deparou com a seguinte frase: “a escola pós-moderna deve preparar o aluno para a cidadania”.

A pergunta que me faço é: preparar? Preparar como se prepara um bolo, um ovo com fritas, um macarrão no domingo? Ou permitir que nossos alunos possam desenvolver sua própria cidadania? Possam escolher os seus próprios caminhos? Possam definir direções, errar nas escolhas, voltar atrás, mudar de percurso; enfim, aprender construindo?

Preocupa-me muito essa idéia de que o educador possa ensinar conceitos éticos como se ensina matemática, física, geografia. O que devemos fazer? Chegar em sala de aula e dizer: muito bem classe, agora iremos aprender como um bom cidadão deve agir?

A educação cidadã, democrática, anti-racista tem na prática o seu ponto de partida. É vivenciando o respeito e a responsabilidade no dia-a-dia da escola que nossos educandos irão desenvolver tais valores. Ações simples como arrumar a sala de aula, se responsabilizar pela manutenção e organização de determinadas áreas da escola, escolher junto aos professores livros e conteúdos a serem trabalhados são exemplos de como os alunos podem experimentar e construir a sua prática cidadã de forma contínua e coerente.

Como afirmava Marx, a práxis vem antes da teoria. O diálogo é importantes na escola cidadã, porém, este inexiste caso os interlocutores não possuam experiências que possam ser transformadas em palavras, que possam ser compartilhadas com o grupo.

“In the Name of Intolerance”


By Ana Paula Prado Magalhães - Historian

On June 22nd, Jean Charles de Menezes, Brazilian, 27 years old, was shot and killed by the Scotland Yard in London. According to the police, Jean was mistaken for terrorists after behaving suspiciously in the Stockwell underground station.

Jean has been living in England for about four years working as an electrician. He grew up in a farm in Gonzaga, located 650 kilometres (400 miles) Southwest of Brasília. Son of a bricklayer, Jean came from a poor family. After receiving a professional diploma from “The State School of São Sebastião” in São Paulo, he has decided to go to London in order to try a better life. A cousin of Jean said that one of his dreams was to save money to return to Gonzaga, where he had friends, parents and family.

The town of Gonzaga is in shock. People cannot understand how the British police could have chased and shot dead Jean without having clear evidence that he was really a terrorist. According to the Scotland Yard, Jean was wearing an winter jacket that could be hiding a bomb. He also failed to obey orders and jumped a ticket barrier. Vivian Figueiredo, One Jean’s cousins, has contradicted that information. In a press conference held in London, she said that Jean was wearing a jacket jeans and he has not jumped the ticket barrier.

So, why was he killed? In Brazil, the majority of the population agree that Jean was murdered in cold blood by the anti-terrorist police and it happened because of the British policy of intolerance and discrimination. Would the police have shot Jean if he looked like as a typical English person? Why did they shot to kill? Those are the questions that are in the Brazilians’mind today.

The sadness and indignation of the Brazilian society were showed in protests in front of the British Embassy in Brasília and the consulates in Rio de Janeiro and São Paulo. Besides, Jean’s family has been receiving the Brazilian public opinion’s support regarding the possibility of filed suit against the Scotland Yard.

The reaction of the Brazilian people is understandable. Jean, like other Brazilians immigrants, embodies the dream of having a better life in a developed country. The poverty and the lack of opportunity in Brazil stimulate many Brazilians, especially from the poor and the middle classes, to go abroad with a view to changing their lives. Those people also help their parents, relatives and friends who are still in Brazil. In that sense, the death of Jean is also seen by the Brazilian population as the murder of a dream.

Regarding the Brazilian Government, it has taken an appropriate strong stance. After receiving the tragic news, the Foreign Affairs Minister, Celso Amorim, has talked, in person, to the British Foreign Secretary, Jack Straw, in order to demand a complete inquiry into the case. In response to the accusation that Jean had a false visa, the Brazilian Government has reacted by stating that it is not a reason to kill a person.

All over the country, people have the same feeling. We, Brazilians, are against all kind of terrorism. However, we are also against that terrorism becomes an excuse to kill innocent people.

Projetos Futuros

- Mestrado em 2008

Cursos Complementares

- Contadores de História
- Informática: Windows, Word, Excell, PowerPoint, Photoshop
- Aprendizagem através do Desenvolvimento de Competências

Publicações

• “In the Name of Intolerance”



- 3 de agosto de 2005

- Sellan Caderno de Estudos Sociais, Islândia
- www.sellan.is

Clique aqui para ler o artigo em inglês.

Experiência Profissional

Professora de História, Rede MV1 de Ensino
- Local: Tijuca, Rio de Janeiro
- Período: 2007 / dias atuais
- Elaboração e condução de aulas de História para alunos do ensino
fundamental II
- Elaboração e implementação de avaliação, materiais, projetos.
- Elaboração de Planejamentos.

• Professora de História, Escola Baby Garden / MCM - Movimento Cultural
- Local: Tijuca, Rio de Janeiro
- Período: 2003 / dias atuais
- Elaboração e condução de aulas de História para alunos do ensino
fundamental II
- Elaboração e implementação de avaliação, materiais, projetos,
aulas-passeio, murais.
- Elaboração de Planejamentos e curriculo.

• Professora Assistente de História, Escola MOPI - Integrado
(Contrato Temporário)
- Local: Tijuca, Rio de Janeiro
- Período: março / junho de 2004
- Elaboração e condução de aulas de apoio de História para alunos
do ensino médio, sob a supervição da professora responsável.

Professora de História, Turismo e Cultura, Associação Carioca de Ensino Superior
(Contrato Temporário)
- Local: Jacarepaguá, Rio de Janeiro
- Período: novembro / dezembro de 2002
- Elaboração e condução de aulas de História, Cultura e Turismo
para alunos do curso profissionalizante de Turismo.

Experiência Profissional Internacional

• Professora Assistente de Cultura e História
- Escola Internacional de Uppsala - Suécia
- Período: março / junho de 2005.

Elaboração e condução de aulas de História e Cultura para o ensino
fundamental II, sob supervisão da professora responsável.

Idiomas

• Inglês Avançado
- Brasas English Course
- Período: 1995 / 1997

• Espanhol Intermediário
- Instituto Cervantes
- Período: 2006 / dias atuais

Formação Acadêmica

• Bacharelado e Licenciatura em Hitória
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
- Período: 1999 - 2002

Curso em nível de Pós-graduação em Educação Especial
Seminário de Desenvolvimento Profissional
- Escola Internacional de Verão, Universidade de Oslo - Noruega
- Período: julho / agosto de 2004

• Curso de aperfeiçoamento em Educação Multicultural
- Universidade de Uppsala - Suécia
- Período: janeiro / maio de 2005

Síntese de Qualificações

• Quatro anos de experiência em docência, atuando em escolas de ensino
fundamental II, ensino médio e cursos profissionalizantes da rede privada.
• Elaboração e implementação de aulas, avaliações e materiais
para alunos com e sem dificuldade de aprendizagem.
• Aulas de apoio para alunos com dificuldade de aprendizagem.
• Análise e re-elaboração de currículo e de planejamentos.
• Elaboração e implementação de projetos interdisciplinares.
• Confecção de murais temáticos.
• Elaboração e implementação de aulas-passeio.